03/05/2021 - A importância do inox no segmento de papel e celulose

A importância do inox no segmento de papel e celulose

As ligas de aço inoxidável são amplamente utilizadas na indústria de papel e celulose em função dos aditivos químicos utilizados nos diversos processos.

Equipamentos como digestor, caldeiras de recuperação, caldeira de força, cozedor e máquina secadora de papel utilizam em suas estruturas ligas de inox que suportam, além das altas temperaturas, a corrosividade dos gases e fluidos, e a resistência mecânica mais elevada em relação a outras ligas.

Tubulações de aço inoxidável nas ligas 304/L, 316/L e, em alguns casos, até nas ligas duplex, são utilizadas para transportar massa, licor branco e aditivos químicos, interligando as estações de cozimento, depuração e lavagem, branqueamento, forno de cal, lavagem e secagem.

Chapas de inox são utilizadas nos tanques de tratamento de efluentes e água, resistindo ao severo ataque químico de aditivos que são adicionados para o tratamento dos efluentes a serem descartados corretamente e da água a ser reutilizada.

O Brasil tem um alto potencial para investimentos no segmento de celulose e papel, em função do clima favorável, água abundante, área disponível para o plantio do eucalipto e  tecnologia desenvolvida para o corte das árvores em tempo muito inferior a outras regiões do planeta.

 

O melhor em aço inox para sua empresa está aqui. Faça sua cotação!